segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tem lhe faltado coragem?

A nossa vida espiritual tem duas dimensões.
Primeiro, uma dimensão voltada para dentro de nós, a qual é chamada de "vida interior"; outra, voltada para fora, que podemos chamar de apostolado ou vida missionária.
Ao falar dos dons e carismas, estamos falando da pessoa do Espírito Santo e de Suas formas de agir, pois nenhuma pessoa se dá sem dar aquilo que é. Portanto, os dons e carismas são expressões da Sua ação e missão em nós e na Igreja: "Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" (Cf. At 1,8).
Dons de Santificação: A primeira dimensão, voltada para dentro, é a busca da nossa santificação, a busca do nosso retorno para Deus, é a luta contra o pecado e contra tudo que esconde em nós a imagem e semelhança de Deus.
São eles: Dom da Fortaleza, da Piedade, da Sabedoria, do Conhecimento, do Conselho, do Entendimento e do Temor de Deus. Isso é um tarefa que supera as forças naturais, para a qual é preciso a força de Deus. Ele nos socorre com os chamados dons infusos ou dons de santificação. Desde o batismo nós os recebemos, e a Igreja os chama de sete dons.
Esses dons fazem crescer em nós a graça do batismo que recebemos como semente para que, á medida que a criança vá crescendo, também vá crescendo as coisas de Deus nela. 
São para isso os dons de santificação: Sabedoria para buscar o Senhor e Ciência para mergulhar profundamente nos Seus mistérios.
Enfim, todos eles para levar a  santificação.

0 comentários: