terça-feira, 24 de julho de 2012

Missão evangelizadora e catequética da família



Pais conscientemente cristãos sabem que têm a missão de catequizar seus filhos. Esta tarefa será exercida ao longo do tempo. Mais do que por palavras e discursos, será realizada por atitudes que denotam fé cristã, por encontros que fazem transpirar a presença de Deus e compromissos assumidos a partir das exigências do Evangelho. Assim, as crianças aprenderão como sentir a presença de Deus em sua própria família. 
É importante restaurar o costume da bênção dos filhos. Os pais precisam adquirir o hábito de traçar 
a cruz na fronte dos filhos na hora de dormir e no momento em que estes saem de casa. Por sua vez os filhos, ao se encontrarem com os pais, pedem-Ihes a bênção. Desnecessário dizer que a família cristã se reúne para a oração. Se tal não pode ser feito mais demoradamente todos os dias, pelo menos uma vez por semana. Uma breve e sincera prece deve iniciar as refeições. Reuniões para uma leitura bíblica, prece dos salmos, orações mais espontâneas também são importantes. É dos pais que os filhos aprendem as orações tradicionais, o sinal da cruz, o rito da genuflexão. Devemos admirar as famílias que têm um "cantinho" de oração, com a Bíblia, crucifixo, vela, imagem de Nossa Senhora, um lugar onde todos podem recolher-se por alguns instantes. 
Através dos pais os filhos são iniciados na Sagrada Escritura, entrando em contato com personagens do Antigo Testamento e também com Jesus Cristo e Maria. Quando os filhos já participam da missa dominical será oportuno refletir em família sobre os textos que serão proferidos na assembléia do Domingo. No dia-a-dia da família os pais saberão criar um clima de vivência dos valores evangélicos. Sentirão eles o momento oportuno de alertar para a humildade, a necessidade de se fazer atenção aos doentes e aos mais necessitados, a ocasião em que será preciso que os filhos mudem seus programas para atender os que deles necessitam. Na convivência com os pais as crianças aprendem o perdão, são alertados para a necessidade de sentirem fome e sede do Evangelho. Pais compromissados com a sociedade e com sua comunidade cristã serão estímulo a que os filhos também se abram para os outros. 

0 comentários: