quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A BÍBLIA, PALAVRA DE DEUS PARA O POVO



Objetivo:
    Apresentar a importância da Bíblia para a vida do cristão; discutir alguns conceitos que ajudam na leitura e compreensão da Palavra de Deus.
Música: "Toda Bíblia é Comunicação".


O que a Bíblia diz:
    A Palavra de Deus despertou nos apóstolos de Jesus uma força nova, irresistível para fazer o bem de forma organizada e orientada pela Bíblia. Hoje, mais que em todos os tempos precisamos ter um amor especial pela palavra da Bíblia.
Música: "A Palavra é a Semente" (ou outra que seja conhecida).
Lc 8,4-15
Fazer uma breve partilha com a Assembléia.


Aprofundando o tema:
    
    A importância da Bíblia na vida do catequizando e na vida da família.

    A Bíblia é a história do povo de Deus, sempre à procura de novos caminhos. Deus caminhou com este povo todo o tempo. Deus jamais o abandonou. Assim, o Senhor caminha também conosco. Deus caminha com você. A Bíblia é a palavra de Deus que quer orientar nossa vida e transformá-Ia. Experimente deixar-se iluminar por esta palavra. Bíblia e vida são coisas que andam bem juntas. Nossa vida deve ser vinculada à leitura da Bíblia. Nossa vida deve ser de acordo com a palavra escrita na Bíblia para que a paz habite em nossos corações.

Num escritório muito famoso o computador deu um defeito. Os técnicos viraram, mexeram, mas nada.
    Nem sinal do defeito. Faziam as perguntas, apertavam os botões e nada!... O computador não respondia, os técnicos já estavam se sentindo incapazes, meio "burros" para resolver o problema. O computador ficou parado dias e dias. Até que o faxineiro do escritório foi fazer uma boa limpeza no local, na manhã de um novo dia. Foi uma surpresa quando ele descobriu que o computador estava desligado da rede elétrica. O defeito era simples e grave ao mesmo tempo. Assim, acontece com a Bíblia hoje. Alguma coisa não está funcionando bem. Todos procuram o defeito. No entanto, a coisa é simples e grave ao mesmo tempo: A Bíblia está desligada da rede da nossa vida.
Precisamos ligar de novo a tomada. Por isso Bíblia e vida andam juntas. Toda Bíblia antes de se rescrita, foi vivida. Esse livro é diferente. Ele anda junto com a vida, ligado na vida. Por isso, obedeça os impulsos da Palavra. Viva-os! Aceite os desafios que a Palavra lhe faz. Arrisque-se!   Coloque esses desafios em prática e siga as orientações divinas.
    Não podemos afastar-nos da Lei do Senhor. Traga-a sempre em sua boca e em seu coração e viva a Bíblia. Assim você será feliz e encontrará a paz. A missão da Bíblia é unir a nossa vida com a vida de Deus. Nosso pensamento não deve está longe dos pensamentos de Deus. Nosso modo de agir deve ser muito parecido com o agir d 'Ele. A Bíblia vivida em comunidade faz o Reino de Deus acontecer para o bem de todos, homens, mulheres e filhos.

A Bíblia iluminando a vida:

    Ao longo da história, a Bíblia foi sendo passada de geração em geração. Durante muito tempo, o acesso à Palavra de Deus era difícil e a proclamação das leituras nas missas não era de fácil compreensão. Com o avanço cultural e tecnológico, com a nova mentalidade eclesial, a Palavra de Deus passou a ser amplamente divulgada. A Bíblia começou a fazer parte da vida do nosso povo.      Vivendo num mundo marcado por forças contrárias à vontade do Pai, onde a realidade se apresenta obscura e pessimista, descobriu-se que a Bíblia pode iluminar a vida.
    Na vida de nossas comunidades, a Palavra de Deus tem sido acolhida com alegria, gratidão e abertura de coração. Nas celebrações da Eucaristia, a comunidade reunida escuta a Palavra e se dispõe a vivenciá-Ia. Palavra de Deus e Eucaristia tornam-se o duplo sustento para a caminhada.
Nos encontros de catequese, a Bíblia indica e ensina como se deve compreender a realidade. Ela ajuda a julgar se a vida, as pessoas, a sociedade estão em conformidade com o projeto de Deus.
Também existem os grupos de estudo da Bíblia que procuram melhor compreendê-Ia em sua formação, contexto etc. Há ainda aqueles que sozinhos ou em grupo rezam a partir da Palavra de Deus, cultivam uma espiritualidade marcadamente bíblica, fazendo um esforço para criar um ouvido de discípulo fiel à mensagem do Senhor.
    Nestes diversos tipos de relacionamento com a Bíblia é Deus quem fala, é Ele que anima, faz enxergar a realidade, faz lutar por justiça, abre nossas mentes e corações para que a Palavra ouvida produza muitos frutos.
    A Bíblia é como as setas e placas indicativas das estradas: indica o caminho correto, aponta saída, retira dúvidas. É como um mapa a nos indicar por onde se chega ao Reino de Deus. É a voz do Condutor da viagem a nos explicar e acalmar, pois só ele sabe quando a travessia terminará. A Bíblia é o sol a brilhar iluminando a vida da família de Deus!

Finalizando:

    É isso, amigos e amigas, não se deu só com os apóstolos ou com os primeiros cristãos que aderiram a fé. Isso se deu e se dá com todos aqueles que com coração aberto acolhem a Palavra de Deus e a colocam em prática na vida.

    Irmãos e irmãs, inúmeras pessoas deixam-se guiar pela Bíblia. Podemos perceber através do exemplo de suas vidas, que a palavra de Deus é uma força viva. A Bíblia não é letra morta, não é um texto frio. Ela é o próprio Deus falando conosco. Sobre o amor de Deus para com a humanidade e o amor que deve acontecer entre nós humanos.
Música: Tomado pela mão.




0 comentários: