sábado, 2 de abril de 2011

Plano de aula (Parábolas)

Tema: Parábolas
Objetivo: Os jovens deverão entender que Jesus gostava sempre de ensinar e para cada povo Ele usava uma linguagem diferente (Parábola)
Atividades iniciais:
1. Apresentação do tema: iniciar a aula colocando no quadro 9 (nove) traços e solicitar aos jovens que digam letras, até formarem o assunto que será tratado na aula.
2. Iniciar o tema: explicar o que significa a palavra parábola e porque Jesus se utilizava delas para ensinar ao povo.
Parábolas são as histórias que Jesus contava cuja finalidade era transmitir verdades de uma maneira fácil de ser compreendida. Jesus as utilizava para facilitar a compreensão dos ouvintes. Através delas eram ditas verdades, que de outra maneira não seriam escutadas nem entendidas pelas pessoas da época. São contados fatos simbólicos e feitas comparações com acontecimentos da vida cotidiana; é o próprio ouvinte que tira dela uma conclusão. Este método comparativo facilita a compreensão das coisas espirituais.
Contar duas parábolas, utilizando-se de recursos visuais.

PARÁBOLA DA SEMENTE DE MOSTARDA
Jesus contou uma parábola, dizendo: O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. “Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é maior do que qualquer hortaliça e torna-se árvore, a tal ponto que as aves do céu se abrigam nos seus ramos”.
(Conforme se vai contando a história montá-la no quadro, através de desenhos.)
Esta parábola enfoca o fato de todos nós termos o potencial para crescer espiritualmente, alcançando o Reino de Deus. Ao escolher a pequenina semente de mostarda, Jesus busca mostrar que até mesmo quando aparentemente estivermos de mãos vazias, poderemos, caso nos dediquemos, produzir grandes resultados, porque todos nós temos a Semente Divina.
O grão de mostarda simboliza a vontade de crescer, o desejo de se reformar intimamente, é a Semente Divina que anseia por germinar. O homem é Jesus, o Semeador.
O campo representa o coração dos homens onde à semente a que nos referimos, foi plantada.
A semente tornar-se árvore, com grandes ramos. A árvore simboliza o homem que foi capaz de vencer-se a si mesmo, passando a oferecer amparo e orientação aos outros. Os ramos representam os sentimentos bons e virtuosos transformados em atitudes que exemplificam os ensinamentos ofertados. O simbolismo da árvore é ainda mais significativo, uma vez que esta árvore apresentará, a seu tempo, flores, frutos e novas sementes, fazendo parte de um ciclo eterno.

PARÁBOLA DO SEMEADOR
O semeador saiu a semear. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na.
Outra parte caiu entre as pedras, onde logo brotou porque a terra não era funda. Mas vindo o sol, queimou-se e secou completamente porque não tinha raiz.
Outra caiu entre espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram a semente.
Outra caiu em boa terra e deu frutos.
A semente que caiu à beira do caminho representa a pessoa que ouve a palavra de Deus, não a compreende, então vem o Mal e arranca o que foi semeado no coração.
A que foi semeada entre as pedras é como a pessoa que ouve a palavra e recebe com alegria, mas sua fé não tem resistência e vindo dificuldades e perseguições desanima.
A que foi semeada entre os espinhos é o que ouve a palavra, mas as riquezas, a vaidade e as preocupações com esta vida impedem de frutificar.
Mas a semente que caiu em boa terra é o que ouve, compreende a palavra e a pratica.
Esse dá bons frutos.
Lembrar que as parábolas eram utilizadas para que as pessoas entendessem e guardassem no coração os ensinamentos de Jesus.
3. Atividade fina l: fazer um grande cartaz em conjunto com os jovens, onde será desenhada uma árvore e escrito no tronco um sentimento ensinado por Jesus, que quer que cresça em seu coração e em seguida escrever outros sentimentos para serem colocados nos desenhos de flores que serão distribuídas para pintarem.
Deverá ser escrito no cartaz uma frase para que todos entendam o significado do trabalho realizado.
Sugestão de frase:
Os ensinamentos de Jesus são sementes. É só plantar em nossos corações e cuidar para que cresçam e se transformem em belas árvores.
4. Oração final

0 comentários: