Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana nas alturas! |
Iniciamos hoje, com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Semana Santa, meditamos os momentos decisivos da salvação da humanidade. Jesus se entrega em nossas mãos, aceita ser pregado na cruz, morre e ressuscita gloriosamente. Vencedor do pecado e da morte, Jesus inaugura a salvação para o gênero humano.
A celebração deste domingo tem duplo sentido:
Primeiramente celebramos a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, sendo aclamado pelos seus com cantos de hosanas. Jesus é reconhecido como enviado do Pai. Fazemos memória do dia em que Jesus entrou em sua cidade e seguimos os seus passos rumo a Paixão.
Num segundo lugar, após a bênção e a procissão de ramos, na Missa celebramos a entrega total de Jesus, por isso este domingo também é chamado da Paixão, ou seja, anunciamos a Morte do Senhor e proclamamos sua Ressurreição aguardando sua vinda gloriosa. A Morte de Jesus não é uma morte qualquer, é uma Morte que gera a vida e salva a humanidade inteira.
A Liturgia deste domingo nos apresenta as seguintes leituras:
Na Procissão:
Evangelho Lucas 19, 28-40: Jesus entra triunfante em Jerusalém montado num jumentinho e o povo aclamava “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!”
Na Missa
1ª Leitura Isaías 50, 4-7: Jesus é o servo sofredor, não se afastou da sua entrega a morte;
Salmo Responsorial 21 (22): “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?”
2ª Leitura Filipenses 2, 6-11: Jesus, sendo Deus, se esvaziou de si mesmo e se fez obediente a até a morte e morte de cruz, por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome;
Evangelho Lucas 23, 1-49: Narrativa da Paixão segundo Lucas, “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”
0 comentários:
Postar um comentário