quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Espírito nos consagra para a Missão


O Espírito nos consagra para a Missão

    Jesus nasceu como uma criança pobre, desconhecida, gente do povo. Só foi reconhecido pelos pobres, e por gente que tinha muita sabedoria de vida. Essa gente era alimentada pela antiga história do Povo de Deus, presente nas Escrituras. E Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e de seu povo.
    Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele passou neste mundo semeando vida. Foi assim que Jesus viveu: com os pobres, com os doentes, os famintos, os excluídos da sociedade. E seu Espírito espalhava vida, alegria e esperança por onde passava. Num mundo que divide e discrimina, Ele construiu seu Corpo Místico, animado pelo Espírito da vida.
    Jesus cumpriu, neste mundo sua missão e abriu-nos o caminho para que façamos o mesmo. Jesus teve o seu chão e cada um de nós tem o seu. Não pode ser um chão sem vida. Tem que ser terra fértil onde a semente do Verbo possa ser plantada. O Verbo de Deus se fez gente e veio morar no meio da gente.

A palavra de Deus
    A sinagoga do tempo de Jesus era um tipo de centro comunitário onde as pessoas se encontravam, aprendiam a ler e a escrever para conhecerem as Escrituras. Ali celebravam seu culto e sua vida. Assim, o Povo de Deus permanecia unido e conservava a memória de seus antepassados, suas experiências e ensinamentos. Jesus costumava ir até lá, principalmente aos sábado. Vamos acolher a Palavra de Deus que hoje nos conta esta experiência.
Evangelho (Lc 4, 14-22)
    Meditemos a Palavra  de Deus. Jesus nos conta o início de sua missão e também nos convida para seguirmos seu caminho missionário.
    Jesus foi conduzido pelo Espírito para a cidade de Nazaré, na Galiléia, a uma sinagoga. Ali, o Espírito o ungiu e o consagrou para sua missão. Jesus era conhecido como simples filho de Maria e José. Era gente do povo, nada especial, Mas sua sabedoria era muito grande. Ele era admirado pelo povo. Seu jeito de vida era atraente. Sua missão estava iniciando. E Ele tomou e leu um trecho do profeta Isaías para anunciar a sua missão.
    Jesus foi enviado para levar boas notícias aos pobres. Assim como hoje, os pobres viviam sempre com notícias desagradáveis. Jesus foi enviado para libertar os cativos e anunciar um ano de graças do Senhor. Jesus foi reconhecido como o Messias esperado pelo Povo de Deus e anunciado pelos grandes profetas. Ele é a resposta de todos os nossos problemas e questionamentos.
    Cada pessoa tem sua missão no meio do mundo, no seguimento de Jesus. Deus nos criou para viver num paraíso. Por isso, nos deu seu Espírito de Vida e nos enviou para participar desta grande missão: transformar este mundo num reino de vida, beleza, amor e paz. Para isso, Jesus também nos envia: Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês (Jo 20,21).

Para a Reflexão Pessoal:
    Jesus era movido pelo Espírito do Deus que busca sempre as pessoas mais pobres e necessitadas, seus filhos e filhas prediletos. Onde estão estas pessoas em nossa cidade? O que eu posso fazer de concreto para estar no meio destas pessoas e testemunhar a minha fé?

“ Chamou aqueles que Ele quis, para estar com Ele”.

Texto enviado por um leitor do blog: Uilian Pereira
    Obrigado Uilian pela colaboração!

0 comentários: