quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Mensagem do dia
Postado por Ronei Figueiredo às 21:13:00
"Senhor, fomos criados por Ti e para Ti; e o nosso coração viverá inquieto enquanto não descansar no teu seio".
Marcadores: Mensagem do dia
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
NÃO À TV QUE SE VÊ E SIM À TV QUE NOS FAÇA SER
Postado por Ronei Figueiredo às 20:14:00
OBJETIVO:
Continuar o tema do Encontro (O poder da TV no mundo da criança e do adolescente), enfocando o papel dos pais na correção dos filhos para um uso correto da TV. Sensibilizar os pais sobre a importância de reassumirem a função de verdadeiros educadores da família.
A Palavra de Deus vem nos orientar sobre a missão que os pais exercem na família, como educadores dos filhos. A família é a primeira escola. É nela que nos formamos como pessoa humana. Muitos filhos, porém, não conseguem valorizar os pais que têm. Também existem pais que fogem de seus compromissos na vida familiar.
Leitura: Eclesiástico 30,1-6 (Educação dos filhos).
TV e estruturação da família
Quase todos os cidadãos são, direta ou indiretamente, envolvidos diariamente pela TV. As nossas
conversas estão quase sempre voltadas para o que nela assistimos. Considerada o símbolo da modernidade, a TV pode ser responsável pelos principais problemas atuais na educação dos filhos e estruturação da vida familiar:
1. As famílias estão sujeitas às doutrinas ensinadas nas emissoras, que estão a serviço de uma informação de consumo e da conseqüente individualização das pessoas.
2. Crescem as queixas dos pais em relação aos filhos quanto à desestruturação da vida emocional, dificuldade de aprendizagem, modismo etc.
3. Nos estudos, os alunos ficam cada vez mais agitados e desconcentrados.
4. Os jovens estão perdendo o "senso crítico" na formação de sua vida sexual; já não sabem mais definir corretamente o que é sexualidade.
A TV , hoje, muitas vezes está sendo utilizada pelos pais como um bom anestésico para seus filhos.
Até em instituições educacionais, como creches, alguns educadores deixam a TV ligada por horas, não tendo o trabalho de organizar atividades educacionais, pois a TV já traz tudo pronto.
Também serve para babás e empregadas domésticas que, precisando dar conta da limpeza da casa,
colocam as crianças diante da TV.
Mas os pais parecem que estão com medo de filhos criativos, questionadores, espertos. Buscam
robotizá-Ios, controlá-Ios para que não se rebelem. Assim, a apatia e falta de criatividade, geradas pela TV na vida da criança, vão representar para alguns pais um comportamento positivo: "Eles são tão quietos e educados!". Uma criança sem criatividade é como um "animal" encabrestado, que você pode levar para onde quiser.
Isto vem acontecendo porque muitos pais têm medo de criar seus filhos para a vida. Pensam que
poderão ter seus filhos na palma da mão por toda a vida. Mas a criança "educada" pela TV trará mais consequências negativas para seu desenvolvimento, e isto faz com que o "tiro saia pela culatra", pois os pais precisarão, posteriormente, correr atrás do prejuízo. Crianças e adolescentes não aceitam os limites quando colocados de maneira impositiva, sem reflexão.
Eles também se rebelam contra as incoerências dos adultos, principalmente dos pais. Não basta os pais desligarem a TV, é necessário ser presença afetuosa. Não basta que as crianças se privem da TV, é necessário que também os pais não sejam dependentes dela.
Uma das respostas mais freqüentes quando se questiona a TV aos pais é a de ser impossível criar outra maneira para educar os filhos que não seja o recurso da TV Com muita freqüência, escutamos: “De que vai adiantar tirarmos nossos filhos da TV se eles podem buscar, na casa de amigos, este recurso? Prefiro que vejam as coisas ruins perto de mim mesmo".
É assumindo a postura de pais, responsáveis diretos pelo bem-estar dos filhos, que poderemos pelo
menos sonhar com a possibilidade de uma educação mais humana para as nossas crianças. Quanto maior for o número de adultos corajosos em resgatar a identidade de pais, mais perto estaremos da utopia de uma nova sociedade. As crianças só poderão sobreviver integradas e vitalizadas na sociedade se tiverem ao seu redor adultos com coragem de ser adultos, pais com coragem de ser pais.
A nós, adultos, falta muita criatividade. É por intermédio dela que vamos conseguir dar passos
diferenciados no cotidiano da sociedade moderna. Ações simples, mas que sejam mais sedutoras do que as propostas da TV Ações mais interessantes do que uma tarde com Faustão, uma manhã com Xuxa, um Domingo com o Sílvio Santos, as manhãs com Pica-pau, He-Man ou uma noite na Tela Quente etc. A criatividade no adulto está ligada à sua capacidade de ser e reviver a criança que existe dentro de si, ao poder entrar na fantasia da criança, com suas artimanhas e seduções. Com certeza, as crianças preferem as brincadeiras e as travessuras dos adultos que as cercam à mesmice dos programas de TV por serem estes, na sua maioria, apenas um jogo de som e imagem e não darem às crianças o afeto e a presença que uma brincadeira proporciona.
A TV que queremos e podemos ver é um dever, um sonho. Assim como uma nova sociedade.
É pela criança e pelo adolescente que queremos e vamos dizer NÃO à TV que se vê e SIM à TV que nos faça SER.
Finalizando o encontro
Com muita criatividade, uma mãe, vendo quanto tempo todos da família ficavam diante da TV, e
sentindo-se incomodada pela falta de diálogo entre os filhos e o marido, resolveu desligar um fio da tomada onde ligava o televisor. Os filhos, não conseguindo ligar o aparelho, queriam que os pais levassem-no ao conserto. Ela conseguiu deixar a TV desligada por duas semanas. Num determinado momento, perguntou a todos o que eles achavam que havia mudado em casa. A maioria percebeu melhoras no entrosamento e nas atividades que faziam juntos. No mesmo momento, a mãe ligou o fio da tomada e o televisor e disse que havia feito um teste, pois sentia que estavam trocando o convívio familiar pela TV. E propôs que fizessem a escolha: que tipo de convívio preferia. A família, então, decidiu diminuir as horas diante da TV
Marcadores: Catequese, Formações, Temas para a catequese
sábado, 25 de agosto de 2012
Parabéns CATEQUISTAS!
Postado por Ronei Figueiredo às 18:48:00
CATEQUISTA
Com o coração e a mente em DEUS e os pés na realidade do irmão,
Anunciamos com alegria e entusiasmo o que o CRISTO nos ensinou, para
Transformar a sociedade, construindo a “civilização do AMOR”.
Ergamos nossa voz contra a injustiça. Sejamos profetas,
Quando necessário for
Uma vez, duas, três, todos os dias...
Insistir sempre, agredir nunca.
Sejamos pessoas de PAZ, LUZ e SAL, nossa vocação.
Trabalhemos, com eficácia, no MINISTÉRIO DA PALAVRA.
Amor, a meta do nosso caminhar...
Anunciamos com alegria e entusiasmo o que o CRISTO nos ensinou, para
Transformar a sociedade, construindo a “civilização do AMOR”.
Ergamos nossa voz contra a injustiça. Sejamos profetas,
Quando necessário for
Uma vez, duas, três, todos os dias...
Insistir sempre, agredir nunca.
Sejamos pessoas de PAZ, LUZ e SAL, nossa vocação.
Trabalhemos, com eficácia, no MINISTÉRIO DA PALAVRA.
Amor, a meta do nosso caminhar...
Marcadores: Catequistas Unidos, Mensagem do dia
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Pai Nosso meditado, um diálogo muito interessante!
Postado por Ronei Figueiredo às 00:55:00
CRISTÃO: Pai nosso que estais no céu...
DEUS: Sim? Estou aqui. CRISTÃO: Por favor, não me interrompa, estou rezando! DEUS: Mas você me chamou! CRISTÃO: Chamei? Eu não chamei ninguém. Estou rezando. Pai nosso que estais no céu...DEUS: Aí, você chamou de novo. CRISTÃO: Fiz o que? DEUS: Me chamou. Você disse: Pai nosso que estais no céu. Estou aqui. Como é que Posso ajudá-lo? CRISTÃO: Mas eu não quis dizer isso. É que estou rezando. Rezo o Pai Nosso todos os dias, me sinto bem rezando assim. É como se fosse um dever. E não me sinto bem até cumpri-lo...DEUS: Mas como podes dizer Pai Nosso, sem lembrar que todos são seus irmãos, como podes dizer que estais no céu, se você não sabe que o céu é a paz, que o céu é amor a todos? CRISTÃO: É, realmente ainda não havia pensado nisso.DEUS: Mas, prossiga sua oração.
CRISTÃO: Santificado seja o Vosso nome...
DEUS: Espere aí! O que você quer dizer com isso? CRISTÃO: Quero dizer... quer dizer, é... sei lá o que significa. Como é que vou saber? Faz parte da oração, só isso! DEUS: Santificado significa digno de respeito, Santo, Sagrado.
CRISTÃO: Agora entendi. Mas nunca havia pensado no sentido dessa palavra SANTIFICADO "Venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu..."
DEUS: Está falando sério? CRISTÃO: Claro! Porque não?DEUS: E o que você faz para que isso aconteça? CRISTÃO: O que faço? Nada! É que faz parte da oração, além disso seria bom que o Senhor tivesse um controle de tudo o que acontecesse no céu e na terra também. DEUS: Tenho controle sobre você? CRISTÃO: Bem, eu freqüento a igreja! DEUS: Não foi isso que Eu perguntei. Que tal o jeito que você trata os seus irmãos, a maneira com que você gasta o seu dinheiro, o muito tempo que você dá à televisão, as propagandas que você corre atrás, e o pouco tempo que você dedica à Mim? CRISTÃO: Por favor. Pare de criticar! DEUS: Desculpe. Pensei que você estava pedindo para que fosse feita a minha vontade. Se isso for acontecer tem que ser com aqueles que rezam, mas que aceitam a minha vontade, o frio, o sol, a chuva, a natureza, a comunidade. CRISTÃO: Está certo, tens razão. Acho que nunca aceito a sua vontade, pois reclamo de tudo: se manda chuva, peço sol, se manda o sol reclamo do calor, se manda frio, continuo reclamando, se estou doente peço saúde, não cuido dela, deixo de me alimentar ou como muito...DEUS: Ótimo reconhecer tudo isso. Vamos trabalhar juntos Eu e você, mas olha, vamos ter vitórias e derrotas. Eu estou gostando dessa nova atitude sua. CRISTÃO: Olha Senhor, preciso terminar agora. Esta oração esta demorando muito mais do que costuma ser.
Cristão: Vou continuar: "o pão nosso de cada dia nos daí hoje..."
DEUS: Pare aí! Você está me pedindo pão material? Não só de pão vive o homem, mas também da minha palavra. Quando me pedires o pão, lembre-se daqueles que nem conhecem pão. Pode pedir-me o que quiser, desde que me veja como um Pai amoroso! Eu estou interessado na próxima parte de sua oração. Continue!
CRISTÃO: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido"
DEUS: E o seu irmão desprezado? CRISTÃO: Está vendo? Olhe Senhor, ele já criticou várias vezes e não era verdade o que dizia. Agora não consigo perdoar. Preciso me vingar. DEUS: Mas, e sua oração? O que quer dizer sua oração? Você me chamou, e eu estou aqui, quero que saias daqui transfigurado, estou gostando de você ser honesto. Mas não é bom carregar o peso da ira dentro de você, não acha? CRISTÃO: Acho que iria me sentir melhor se me vingasse! DEUS: Não vai não! Vai se sentir pior. A vingança não é tão doce quanto parece. Pense na tristeza que me causaria, pense na sua tristeza agora. Eu posso mudar tudo para você. Basta você querer. CRISTÃO: Pode? Mas como? DEUS: Perdoe seu irmão, Eu perdoarei você e te aliviarei CRISTÃO: Mas Senhor, eu não posso perdoá-lo. DEUS: Então não me peças perdão também! CRISTÃO: Mais uma vez está certo! Mais do que quero vingar-me, quero a paz com o Senhor. Esta bem, esta bem; eu perdôo a todos, mas ajude-me Senhor. Mostre-me o caminho certo para mim e meus inimigos. DEUS: Isto que você pede é maravilhoso, estou muito feliz com você. E você como está se sentindo? CRISTÃO: Bem, muito bem mesmo! Para falar a verdade, nunca havia me sentido assim! É tão bom falar com Deus. DEUS: Ainda não terminamos a oração. Prossiga...
CRISTÃO: "E não deixeis cair em tentações, mas livrai-nos do mal..."
DEUS: Ótimo, vou fazer justamente isso, mas não se ponha em situações onde possa ser tentado. CRISTÃO: O que quer dizer com isso? DEUS: Deixe de andar na companhia de pessoas que o levam a participar de coisas sujas, intrigas, fofocas. Abandone a maldade, o ódio. Isso tudo vai levá-lo para o caminho errado. Não use tudo isso como saída de emergência! CRISTÃO: Não estou entendendo! DEUS: Claro que entende! Você já fez isso comigo várias vezes. Entra no erro, depois corre me pedir socorro. CRISTÃO: Puxa, como estou envergonhado! DEUS: Você me pede ajuda, mas logo em seguida volta a errar de novo, para mais uma vez vir fazer negócios comigo! CRISTÃO: Estou com muita vergonha, perdoe-me Senhor! DEUS: Claro que perdôo! Sempre perdôo a quem está disposto a perdoar também, mas não esqueça, quando me chamar, lembre-se de nossa conversa, medite cada palavra que fala! Termine sua oração.
CRISTÃO: Terminar? Há, sim, "Amém!"
DEUS: O que quer dizer amém? CRISTÃO: Não sei. É o final da oração. DEUS: Você só deve dizer amém quando aceita dizer tudo o que eu quero, quando concorda com minha vontade, quando segue os meus mandamentos, porque AMÉM! Quer dizer: assim seja, concordo com tudo que rezei. CRISTÃO: Senhor, obrigado por ensinar-me esta oração e agora obrigado por fazer-me entendê-la. DEUS: Eu amo cada um dos meus filhos, amo mais ainda aqueles que querem sair do erro, quer ser livre do pecado. Abençôo-te e fica com minha paz! CRISTÃO: Obrigado, Senhor! Estou muito feliz em saber que és meu amigo.
(Autor Desconhecido)
Marcadores: Catequese, Formações, Temas para a catequese
domingo, 19 de agosto de 2012
O PECADO ORIGINAL
Postado por Ronei Figueiredo às 14:04:00
A causa do mal no mundo é o pecado. O Diabo e os demônios foram criados por Deus, mas eles mesmo se tornaram maus porque cometeram o grande pecado de rejeitar a deus. Imediatamente foram lançados ao inferno, condenados para sempre.
Por seu pecado têm ódio a Deus e inveja aos homens. Por isso tentaram a Adão e a Eva, nossos primeiros pais, dizendo-lhe que se desobedecessem a Deus, seriam como deuses e conheceriam o bem e o mal.
Adão e Eva, deixaram-se enganar pelo demônio e desobedeceram a Deus. Este foi o primeiro pecado na terra: o pecado original, e por isso todos os descendentes de Adão e Eva, exceto a Santíssima Virgem Maria, viemos ao mundo com o pecado original na alma, e com as conseqüências daquele primeiro pecado, que nos é transmitido pela geração.
Por que existe o mal e a morte?
O mal e a morte existem pela inveja do Diabo, que é mal e mentiroso e pelo pecado de nossos primeiros pais.
Quem são o Diabo e os outros demônios?
O Diabo e os outros demônios são seres espirituais, com inteligência e vontade, criados por Deus como anjos bons, mas que rejeitaram a Deus e se tornaram maus para sempre.
Quem foram nossos primeiros pais?
Nossos primeiros pais foram Adão e Eva, e deles descendemos todos os homens.
Em que condições Deus criou a Adão e Eva?
Deus criou a Adão e Eva muito bons e felizes, com a graça santificante e muitas qualidades e com os dons da imortalidade, a impassibilidade e a integridade.
Nossos primeiros pais conservaram os dons com que foram criados?
Nossos primeiros pais não conservaram os dons com os quais foram criados, porque se deixaram enganar pelo demônio e desobedeceram a Deus, cometendo assim o primeiro pecado.
Quem foram os prejudicados com o pecado de nossos primeiros pais?
O pecado de nossos primeiros pais prejudicou a eles e também a todos os seus descendentes, que somos todos os homens e mulheres do mundo.
O que é o pecado original?
O pecado original com o qual todos nascemos é a privação da santidade e justiça originais. O pecado introduz no mundo uma quádrupla ruptura: a ruptura do homem com Deus, consigo mesmo, com os demais seres humanos e com toda a criação.
Que conseqüências tem o pecado original para nós?
Produto destas rupturas, as consequências que tem o pecado original para nós são: a debilitação da natureza humana, que ficou submetida à ignorância, ao sofrimento, à morte e à inclinação ao pecado.
Marcadores: Catequese, Temas para a catequese
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Ser missionário
Postado por Ronei Figueiredo às 21:16:00
Ser missionário
Ser missionário não é privilégio de
determinadas pessoas, mas a essência de ser cristã: “Anunciar o Evangelho é
necessidade que se impõe”. (I
Coríntios 9:16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite
a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é
fiel á sua vocação se não é missionária”.
Ser missionário não é só percorrer grandes
distâncias ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si,
ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do
marginalizado – o preferido de Jesus.
Exige de
mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para
responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim
como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). Sem entusiasmo
e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova
libertadora.
Como
consequência deste, assumir o compromisso missionário nasce novo estilo de
missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas
partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão
nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida,
um novo jeito de ser Igreja.
E aí vai
o desafio: como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na
comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo
a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da
acolhida?... Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao
reino de Deus em prol da promoção humana.
Marcadores: Catequese, Catequistas Unidos, Formações
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
domingo, 5 de agosto de 2012
Dedicação para todos que disseram o seu SIM ao chamado de Deus
Postado por Ronei Figueiredo às 16:15:00
Neste mês VOCACIONAL dedico este vídeo para todos aqueles que
aceitaram o chamado de Deus, e com muita fé anunciam o Evangelho
aos seus irmãos. Que Deus abençoe cada um de nós e que desperte
a vocação em muitos outros.
"A messe é grande e os operários são poucos" ( MT 10)
Me chamaste para caminhar na vida contigo , decidi para
sempre seguir-te , não voltar atrás Me puseste um brasa no
peito e uma flecha na alma , é difícil agora viver sem
lembrar-me de ti
sempre seguir-te , não voltar atrás Me puseste um brasa no
peito e uma flecha na alma , é difícil agora viver sem
lembrar-me de ti
Te amarei Senhor , Te amarei Senhor eu só encontro a paz e a 2 VEZES
alegria bem perto de ti
Eu pensei muitas vezes calar e não dá nem resposta , eu
pensei na fuga esconder-me , ir longe de ti mas tua força
venceu e ao final e eu fiquei seduzido é difícil agora viver
sem saudades de ti
REPETE REFRÃO 2 VEZES
alegria bem perto de ti
Eu pensei muitas vezes calar e não dá nem resposta , eu
pensei na fuga esconder-me , ir longe de ti mas tua força
venceu e ao final e eu fiquei seduzido é difícil agora viver
sem saudades de ti
REPETE REFRÃO 2 VEZES
Ó Jesus não me deixe jamais caminhar solitário pois conheces
a minha fraqueza e o meu coração vem ensina-me a viver a
vida na tua presença no amor dos irmãos na alegria na paz na
união
REPETE REFRÃO 2 VEZES
:
a minha fraqueza e o meu coração vem ensina-me a viver a
vida na tua presença no amor dos irmãos na alegria na paz na
união
REPETE REFRÃO 2 VEZES
:
Me chamaste para caminhar na vida contigo , decidi para
sempre seguir-te , não voltar atrás Me puseste um brasa no
peito e uma flecha na alma , é difícil agora viver sem
lembrar-me de ti
sempre seguir-te , não voltar atrás Me puseste um brasa no
peito e uma flecha na alma , é difícil agora viver sem
lembrar-me de ti
Te amarei Senhor , Te amarei Senhor eu só encontro a paz e a 2 VEZES
alegria bem perto de ti
Eu pensei muitas vezes calar e não dá nem resposta , eu
pensei na fuga esconder-me , ir longe de ti mas tua força
venceu e ao final e eu fiquei seduzido é difícil agora viver
sem saudades de ti
REPETE REFRÃO 2 VEZES
alegria bem perto de ti
Eu pensei muitas vezes calar e não dá nem resposta , eu
pensei na fuga esconder-me , ir longe de ti mas tua força
venceu e ao final e eu fiquei seduzido é difícil agora viver
sem saudades de ti
REPETE REFRÃO 2 VEZES
Ó Jesus não me deixe jamais caminhar solitário pois conheces
a minha fraqueza e o meu coração vem ensina-me a viver a
vida na tua presença no amor dos irmãos na alegria na paz na
união
REPETE REFRÃO 2 VEZES
a minha fraqueza e o meu coração vem ensina-me a viver a
vida na tua presença no amor dos irmãos na alegria na paz na
união
REPETE REFRÃO 2 VEZES
Marcadores: Catequistas Unidos
Parábola do Semeador
Postado por Ronei Figueiredo às 11:53:00Mateus 13
1 No mesmo dia, tendo Jesus saído de casa, sentou-se à beira do mar;
2 e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na praia.
3 E falou-lhes muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
5 E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
7 E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram.
8 Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um.
9 Quem tem ouvidos, ouça.
11 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
12 pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis.
15 Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure.
16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
17 Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
18 Ouvi, pois, vós a parábola do semeador.
19 A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.
20 E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
22 E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
23 Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Marcadores: Parábolas
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
O Espírito nos consagra para a Missão
Postado por Ronei Figueiredo às 18:18:00
O Espírito nos consagra para
a Missão
Jesus nasceu como uma criança pobre,
desconhecida, gente do povo. Só foi reconhecido pelos pobres, e por gente que
tinha muita sabedoria de vida. Essa gente era alimentada pela antiga história
do Povo de Deus, presente nas Escrituras. E Jesus crescia em sabedoria, idade e
graça diante de Deus e de seu povo.
Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ele
passou neste mundo semeando vida. Foi assim que Jesus viveu: com os pobres, com
os doentes, os famintos, os excluídos da sociedade. E seu Espírito espalhava
vida, alegria e esperança por onde passava. Num mundo que divide e discrimina,
Ele construiu seu Corpo Místico, animado pelo Espírito da vida.
Jesus cumpriu, neste mundo sua missão e
abriu-nos o caminho para que façamos o mesmo. Jesus teve o seu chão e cada um
de nós tem o seu. Não pode ser um chão sem vida. Tem que ser terra fértil onde
a semente do Verbo possa ser plantada. O Verbo de Deus se fez gente e veio
morar no meio da gente.
A palavra de Deus
A sinagoga do tempo de Jesus era um tipo de
centro comunitário onde as pessoas se encontravam, aprendiam a ler e a escrever
para conhecerem as Escrituras. Ali celebravam seu culto e sua vida. Assim, o
Povo de Deus permanecia unido e conservava a memória de seus antepassados, suas
experiências e ensinamentos. Jesus costumava ir até lá, principalmente aos
sábado. Vamos acolher a Palavra de Deus que hoje nos conta esta experiência.
Evangelho
(Lc 4, 14-22)
Meditemos a Palavra de Deus. Jesus nos conta o início de sua
missão e também nos convida para seguirmos seu caminho missionário.
Jesus foi conduzido pelo Espírito para a
cidade de Nazaré, na Galiléia, a uma sinagoga. Ali, o Espírito o ungiu e o
consagrou para sua missão. Jesus era conhecido como simples filho de Maria e
José. Era gente do povo, nada especial, Mas sua sabedoria era muito grande. Ele
era admirado pelo povo. Seu jeito de vida era atraente. Sua missão estava
iniciando. E Ele tomou e leu um trecho do profeta Isaías para anunciar a sua
missão.
Jesus
foi enviado para levar boas notícias aos pobres. Assim como hoje, os pobres
viviam sempre com notícias desagradáveis. Jesus foi enviado para libertar os
cativos e anunciar um ano de graças do Senhor. Jesus foi reconhecido como o
Messias esperado pelo Povo de Deus e anunciado pelos grandes profetas. Ele é a
resposta de todos os nossos problemas e questionamentos.
Cada pessoa tem sua missão no meio do
mundo, no seguimento de Jesus. Deus nos criou para viver num paraíso. Por isso,
nos deu seu Espírito de Vida e nos enviou para participar desta grande missão:
transformar este mundo num reino de vida, beleza, amor e paz. Para isso, Jesus
também nos envia: Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês (Jo 20,21).
Para a Reflexão Pessoal:
Jesus era movido pelo Espírito do Deus que
busca sempre as pessoas mais pobres e necessitadas, seus filhos e filhas
prediletos. Onde estão estas pessoas em nossa cidade? O que eu posso fazer de
concreto para estar no meio destas pessoas e testemunhar a minha fé?
“
Chamou aqueles que Ele quis, para estar com Ele”.
Texto enviado por um leitor do blog: Uilian Pereira
Obrigado Uilian pela colaboração!
Marcadores: Catequese, Catequistas Unidos, Formações, Temas para a catequese
Subscribe to:
Postagens (Atom)