domingo, 27 de março de 2011

Santa Ceia



A Santa Ceia: Uma introdução
A Santa Ceia é um dos eventos principais da vida terrena de Jesus Cristo registrados na Bíblia. A Santa Ceia é uma descrição da última refeição de Jesus Cristo com os Seus discípulos antes de ser preso e crucificado na cruz romana cerca de 2000 anos atrás. A Santa Ceia contém muitos princípios importantes e continua a ser uma parte importante da vida dos Cristãos por todo o mundo.

A Santa Ceia: A sua importância
A Santa Ceia é descrita em três dos quatro Evangelhos do Novo Testamento: Mateus, Marcos e Lucas. Veja a seguir um resumo dos pontos mais importantes, assim como registrados no livro de Lucas. Primeiro, Jesus predisse que sofreria logo após a ceia e que essa seria sua última refeição antes de terminar a sua tarefa a favor do reino de Deus (Lucas 22:15-16). Segundo, Jesus dá aos seus seguidores símbolos como lembrança do Seu corpo e Seu sangue sacrificados a favor da humanidade. "E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim'" (Lucas 22:19).

Terceiro, Jesus providencia um princípio muito importante para viver a vida Cristã: o maior será o que serve, não o que espera ser servido (Lucas 22:26). Finalmente, Jesus providencia esperança aos seus seguidores:"e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós;para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel" (Lucas 22:29-30).

Nos últimos dois milênios, a Santa Ceia tem inspirado as pessoas a terem fé em Jesus Cristo e a servirem ao próximo, ao invés de seguir as influências do mundo de querer ser servido.

A Santa Ceia: A História do Evento
A Santa Ceia ocorreu na noite de preparação da Páscoa judaica, uma época muito importante para os judeus em lembrança de quando Deus os salvou da praga da morte a todo primogênito no Egito. Jesus planejou a ceia intencionalmente, instruindo os discípulos quanto ao lugar onde seria celebrada. Seus doze discípulos estavam com Ele durante e logo após da santa ceia. É aqui que Jesus prediz que Pedro irá negar três vezes que O conhece antes que o galo cacareje na manhã seguinte, e assim aconteceu. Jesus também predisse que um discípulo, Judas Iscariote, iria traí-lo, e isso também aconteceu. A Santa Ceia foi uma reunião de Cristo com seus discípulos mais uma vez antes de ser preso e crucificado.

A Santa Ceia: A Aplicação
Depois da Santa Ceia, Jesus Cristo voluntariamente e obedientemente permitiu que fosse brutalmente sacrificado na cruz de madeira. Ele fez isso para reconciliar cada um de nós a Deus ao pagar pelo débito dos nossos pecados, algo que nunca poderíamos fazer com nossas próprias forças. Em troca, Jesus faz um simples pedido: lembrar desse ato de amor que Ele fez a nosso favor. Jesus Cristo não tinha a obrigação de morrer por nós. Ele fez isso, no entanto, porque Ele valoriza cada vida aqui na terra e quer ver cada um de nós em Sua presença no céu. Por toda a Bíblia, e por toda a história, a verdade da mensagem de Cristo tem sido estabelecida – que podemos estar na presença de Cristo no céu ao reconhecer Seu sacrifício e aceitá-lO em nossa vida. Além disso, podemos aplicar as lições que Jesus ensinou na Santa Ceia, as lições de viver fielmente aqui na terra e servir outros em amor. O pão é um símbolo do corpo de Jesus que nunca deve ser esquecido de como foi dado a nós. O copo representa o sangue de Cristo que também nunca deve ser esquecido de como foi derramado por nós. Jesus Cristo tem oferecido a todos o presente da Sua vida, morte e ressurreição. A Santa Ceia nos relembra do sacrifício de Cristo, e que através de fé nEle podemos estar em sua presença por toda a eternidade.

Fonte: http://www.allaboutjesuschrist.org/portuguese/a-santa-ceia.htm

2 comentários:

Unknown disse...

jesus foi e é´para sempre o mestre

Unknown disse...

oi eu que ro saber ce e verdade que jesus resusita